sexta-feira, abril 29, 2005

Augusto Hilário, fadista (3/4)

Documentos
in "Hilário - fadista de Coimbra, Viseense de Coração", edição de "AVIS - Associação para o debate de ideias e concretizações culturais de Viseu", 1996

ESCRITURA DE PERFILHAÇÃO

Transcrição:
Diz António da Costa Alves, desta cidade, que precisa por certidão a escritura de perfilhação feita pelo suplicante e sua mulher, a seu filho Augusto Hilário. Feita em 8 de Junho de 1883 na nota do tabelião Abranches.
Pede a V. Ex.a se digne mandar-lhe passar. Viseu, 9 de Dezembro de 1886.
António da Costa Alves

Em cumprimento do despacho supra do doutor António Augusto da Cunha Coutinho, Juíz de Direito desta comarca de Viseu por Sua magestade Fidelissima que Deus guarde.

Silvério Augusto de Abranches Coelho e Moura, escrivão do quarto ofício do mesmo juízo e tabelião de notas na dita comarca pelo mesmo augusto senhor.

Certifico que no meu cartório se acha arquivado um livro de notas com o número cinquenta e dois que teve seu princípio em dois de Abril de mil oitocentos e oitenta e três e fim em trinta de Julho do mesmo ano. E n'ele a folhas cento e uma verso, se acha a escritura a que se refere a petição, da qual o seu teor é o seguinte:

Escritura de perfilhação que fazem António da Costa Alves e mulher, desta cidade, a seus filhos Augusto Hilário, António Pais e Carlos Alberto. Saibam os que esta virem que sendo no ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e oitenta e três, aos oito de Junho, nesta antiga e muito nobre cidade de Viseu e meu escritório perante mim tabelião e as testemunhas adiante nomeadas e assinadas, compareceram António da Costa Alves e sua mulher Ana de Jesus da Mouta, proprietários, desta cidade, e meus conhecidos, de que dou fé. E por eles foi dito em presença das testemunhas, que no estado de solteiros, tiveram dentre ambos um
filho por nome Lázaro Augusto, e hoje pela crisma Augusto Hilário, que foi exposto na Roda desta cidade, pelas cinco horas da manhã do dia sete de Janeiro de mil oitocentos e sessenta e quatro, e foi baptizado na Sé desta cidade pelo pároco da freguesia ocidental em quinze do mesmo mês e ano, e foram seus padrinhos João da Costa, viúvo, e Maria Alexandrina, viúva, ambos desta cidade. Outro filho por nome António Pais que foi exposto na mesma Roda, pelas dez horas e meia da noite, do dia vinte de Fevereiro de mil oitocentos e sessenta e cinco e foi baptizado na Sé desta cidade pelo pároco da freguesia Oriental Joaquim Marques Pinto. em vinte e quatro do dito mês e ano, foram padrinhos o referido João da Costa e Maria das Dores, viúva, rodeira, ambos desta cidade. E outro por nome Carlos Alberto, que entrou na Roda desta cidade pelas nove horas e meia da noite do dia trinta do mês de Julho de mil oitocentos e sessenta e oito e foi baptizado pelo pároco da freguesia Oriental na Sé desta cidade em três de Agosto do dito ano e foram seus padrinhos o mesmo João da Costa e Maria Alexandrina, ajudante da rodeira, desta cidade. E estes três filhos hão por perfilhados pela presente escritura para todos os efeitos legais. Em testemunho de verdade assim o disseram e outorgaram na presença das testemunhas António Maria da Silva, casado, proprietário e Joaquim Maria Bicudo, casado, vendeiro, ambos desta cidade, que assignaram com o outorgante marido e a rogo da outorgante mulher por não saber escrever, assinou Manuel Rodrigues Ferreira, viúvo, vendeiro, desta cidade. Depois de selada com duas estampilhas no valor de mil e quinhentos reis, e de lida por mim Silvério Augusto de Abranches Coelho e Moura que a escrevi. António da Costa Alves. A rogo: Manuel Rodrigues Ferreira - António Maria da Silva - Joaquim Maria Bicudo - Lugar do sinal público. Em testemunho de verdade: Silvério Augusto de Abranches Coelho e Moura. Tem selados dois selos de estampilha no valor de mil e quinhentos reis competentemente inutilizados.


E nada mais se continha na dita escritura que aqui bem e fielmente copiada fiz passar por certidão à vista do próprio livro a que me reporto, e com o qual esta foi conferida por mim e outro oficial de justiça comigo abaixo assinado. Viseu, nove de Dezembro de mil oitocentos e oitenta e seis. E eu Silvério Augusto de Abranches Coelho e Moura que a subscrevi.



ASSENTO DE BAPTISMO

TRANSCRIÇÃO:

Aos quinze dias do mês de Janeiro do ano de mil e oitocentos e sessenta e quatro, na Sé Catedral desta cidade de Viseu baptizei solenemente um individuo do sexo masculino, a que dei o nome de Lázaro Augusto exposto na Roda desta dita cidade pelas cinco horas da manhã do dia sete do dito mês e ano. Foi padrinho João da Costa, viúvo, sacristão do Sacramento e Maria Alexandrina, viúva, os quais todos vi serem os próprios. E para constar lavrei em duplicado este assento, que assinei. Era ut supra

o Presbitero Joaquim Marques Pinto

À MARGEM

N.2
Roda
Lázaro Augusto
Em vinte e seis de Maio de mil oitocentos e setenta e sete foi crismado Lázaro Augusto e mudou o nome para Augusto Hilário. Fiz esta nota por autorização do Excelentíssimo Governador e Vigário Geral deste Bispado. Viseu vinte e cinco de Setembro de mil oitocentos e setenta e sete. O Pároco José d' Abreu Castello Branco.



CERTIDÃO DE ÓBITO

TRANSCRIÇÃO:

“Aos três dias do mês de Abril do ano mil oitocentos e noventa seis, na Rua-Nova, freguesia Ocidental da Sé, pelas nove horas da noite faleceu sem Sacramentos um indivíduo do sexo masculino por nome Augusto Hilário da Costa Alves, solteiro, maior de trinta e dois anos de idade, Aspirante da Escola Naval, filho legítimo de António da Costa Alves, proprietário, e de Ana de Jesus da Mouta ambos desta cidade. Não me consta que testasse, nem que deixasse filhos e foi sepultado no Cemitério público d'esta cidade. E para constar abri em duplicado este termo que assino.
Era ut retro. O Coadjutor - João Bento Peres".

À MARGEM:

"Criador do Fado do Hilário e poeta e boémio, notável cantor do mesmo Fado, conhecido em todo o país pelo Fado Hilario".



CERTIDÃO DE HABILITAÇÕES

Transcrição:

José Simões Dias, professor e secretário do Liceu Nacional de Viseu, etc.
Certifico que Augusto Hilário da Costa Alves, filho de António da Costa Alves, natural de Viseu, fez exame de passagem do segundo ano de Português no dia nove de Julho de mil oitocentos e setenta e nove, ficando aprovado com dez valores. Livro a folha 28.

Item, fez exame do segundo ano de Desenho, no dia nove de Julho de mil oitocentos e setenta e nove ficando aprovado com onze valores. Livro a folha 22.

Item, fez exame de Francês, no dia cinco de Agosto de mil oitocentos e setenta e nove ficando aprovado. Livro a folha 31 verso.

Item, fez exame final de Geografia, Cronologia e História, no dia catorze de Agosto de mil oitocentos e oitenta ficando aprovado. Livro a folha 25 verso.

Item, fez exame de Literatura Nacional, no dia vinte e cinco de Julho de mil oitocentos e oitenta e um, ficando aprovado com a média de treze valores. Livro a folha 17.

Item, fez exame final de Matemática Elementar no dia catorze de Agosto de mil oitocentos e oitenta e seis, ficando aprovado. Livro a folha 55 verso.

Item, fez exame final de Princípios de Física e Química e Introdução à História Natural, no dia vinte e sete de Agosto de mil oitocentos e oitenta e seis, ficando aprovado. Livro a folha 20.

Item, fez exame final de Elmentos de Direito Civil, Direito Público, Direito Administrativo Português e Economia Política, no dia dois de Agosto de mil oitocentos e oitenta e seis, ficando aprovado. Livro a folha 3 verso.

Secretaria do Liceu Nacional de Viseu, 16 de Setembro de 1886.
O Secretário, José Simões Dias.
Site Meter