sexta-feira, setembro 19, 2008

O que escreveu o Bispo D. Domingos de Pinho Brandão sobre o Mosteiro de Nossa Senhora da Oliva (Sátão, Viseu)
















Nota: D. Domingos de Pinho Brandão nasceu a 9 Janeiro de 1920, na freguesia de Rossas, Arouca. Frequentou os Seminários do Porto e a Universidade Gregoriana, em Roma, onde se formou em Teologia, tendo sido ordenado de presbítero, em S. João de Latrão, Roma, a 24 de Abril de 1943.

Foi professor do Seminário de Vilar, no Liceu e em colégios, no Instituto de Serviço Social e na Faculdade de Letras do Porto. Foi Reitor do Seminário Maior do Porto. Trabalhou na Acção Católica, na Cúria Diocesana e nas comissões de Arte Sacra e Liturgia. Dedicou-se à Arqueologia e Museologia tendo sido fundador e organizador de vários museus, nomeadamente o Museu de Arqueologia e Arte Sacra do Seminário Maior do Porto e o Museu de Arqueologia da Faculdade de Letras.

Foi bispo auxiliar de Leiria, onde iniciou a organização do Museu Diocesano de Arte Sacra, e depois Director do Museu Regional de Arte Sacra de Arouca, co-director da Revista de Arqueologia "LVCERNA" e redactor da "MVSEV", revista de Arte. Foi membro de várias agremiações literárias e científicas, entre elas a Academia Nacional de Belas Artes. Faleceu em 1988.


O mirante do Mosteiro, visto do pátio interior (Set 2008)
Site Meter