quarta-feira, janeiro 31, 2024

D. António Alves Martins, Bispo de Viseu

1. Biografia
2. "O nove de Outubro"
3. Litografia
4. Elogio fúnebre
5. Estátua


1. BIOGRAFIA
por Maria de Fátima Bonifácio
in "Dicionário biográfico parlamentar 1834-1910", coordenação de Maria Filomena Mónica. Lisboa: Assembleia da República, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2005. (vol 2, págs. 768-771)
Aqui, o mesmo texto no opúsculo publicado pela Divisão de Edições da Assembleia da República no segundo centenário do nascimento do Bispo (1808 - 2008)












2. "O NOVE DE OUTUBRO"
Na folha 6 da BIOGRAFIA acima, a autora - Maria de Fátima Bonifácio - escreveu: "Durante a guerra civil de 1846-1847 alinhou, naturalmente, pelo lado da «Patuleia», da qual deixou uma crónica instrutiva (O Nove de Outubro)".
 
"O NOVE DE OUTUBRO", publicado em 1849, pode ser lido aqui.

3. LITOGRAFIA
A gravura seguinte, sem data, é uma litografia a preto e branco conservada na Biblioteca Nacional. Tem a dedicatória
"AO EXCELENTISSIMO E REVERENDISSIMO SENHOR D. ANTÓNIO ALVES MARTINS, Doutor na sagrada Theologia, pela Universidade de Coimbra, LXXVIII Bispo de Viseu, do Conselho de Sua Magestade Fidilissima, e seu Ministro e Secretario d'Estado honorario Offerecem este testemunho de respeito e e cordeal simpathia, alguns dos seus amigos. "



4. ELOGIO FÚNEBRE
por António Ennes, na revista Occidente de 21 Fev 1882, cerca de 2 semanas após a morte do bispo.

   


5. ESTÁTUA
Em Viseu, no jardim do Largo de Santa Cristina, fronteiro ao edifício do Seminário Maior. É um trabalho em bronze do escultor António Teixeira Lopes, com pedestal em granito da autoria do mestre Serafim Lourenço Simões.
Cada uma das quatro faces do pedestal tem inscrição. Pode lê-las nas fotos.


  
lado esquerdo
 
frente
 
lado direito
 
lado de trás

Site Meter