quinta-feira, março 17, 2005

VIRIATIS - vol. I, nº I, ano de 1957 (10/12)

Restos páleo-cristãos nas Termas de S. Pedro do Sul

por Fernando Russell Cortez


Resto de janela duma construção páleo-cristã, das Termas de S. Pedro do Sul

Num dos intervalos das escavações arqueológicas que, em 1952 e sob minha direcção, foram iniciadas no Castro do Banho, Termas de S. Pedro do Sul, mercê do subsídío atribuído pela Junta de Turismo local, surpreendeu-me característico ornato entre o reboco da parede da cabeceira da Capela de S. Martinho, no Parque das Termas.
Descascando a caliça, acumulada no decurso dos anos e sucessivos renovos, logo principiou a aparecer um fragmento da parte superior de uma janela, constituída originalmente por uma lage granítica cortada em trapézio e onde foram rasgados três orifícios em arco ultrapassado.
Procedendo, actualmente, a Direcção dos. Monumentos Nacionais a sondagens por escavação no local, parece-me que se não deve perder a oportunidade para procurar os outros possíveis restos da construção páleo-cristã, a que o resto do aijemez, por mim descoberto, pertencia.
Sendo comparável a outros encontrados, entre os materiais demolidos, durante as obras de S. Pedro de Lourosa, tem o maior interesse para melhor conhecermos a arquitectura da Beira anterior ao séc. X.
Site Meter