sábado, abril 02, 2005

Tabuaço - Douro Românico

12 postais ilustrados
Câmara Municipal de Tabuaço
Desenhos de Jorge Braga da Costa


Igreja Matriz de Tabuaço

Mosteiro de S. Pedro das Águias, Távora

Igreja Matriz de Sendim

Igreja Matriz de Sta. Leocádia

Capela de Nossa Senhora da Saúde, Longa

Igreja Matriz de Pinheiros

Portal da Igreja de S. Pedro das Águias

Portal da Igreja Matriz de Barcos

Pelourinho da Chavães

Pelourinho de Valença do Douro

Janela Manuelina, Arcos

Ponte sobre o rio Tedo, Granja do Tedo

Tabuaço – Douro Românico
A presente colecção fala do concelho de Tabuaço, mais do que por palavras, por desenhos de fina arte feitos com paixão por Braga da Costa, sustentados em imóveis verdadeiramente representativos do nosso Património.

A par duma paisagem deslumbrante, que do Douro se ergue em socalcos rasgando o Céu, ou que de planaltos e montanhas desce abruptamente aos vales dos rios Torto, Távora e Tedo, o território do concelho, numa simbiose perfeita de granito e xisto, apresenta um rico Património Artístico que retrata a memória e o labor secular dos nossos antepassados.

O douro é rio, é vinha, é vinho! Mas é também um tesouro apetecido por muitos prosadores e poetas, por uma imensidão de homens e mulheres que retêm nos olhos o paraíso reencontrado e trazem a harmonia da Arte a cantar, dia e noite, no coração.

Os monumentos de estilo românico, abundantemente erguidos na Região do Douro, brilham também em lugares sagrados do concelho de Tabuaço, constituindo pérolas de um cordão turístico que importa promover e potenciar.

S. Pedro das Águias, na Granjinha e em Távora, o Sabroso em Barcos e a respectiva Igreja Matriz são, de facto, preciosidades de uma beleza singular, com envolventes que extasiam a alma de todos quantos trincam paulatinamente o pão da vida que enche o absoluto.

“Tabuaço – Douro Românico” aqui está para continuar, prosseguir viagem de vinda e de visita cuidada a um permanente desafio de divulgação e descoberta das maravilhas que são nossas e são de todos para ver e amar.

Tabuaço, 28 de Outubro de 1999
O Presidente da Câmara
Dr. José Carlos Pinto dos Santos.
Site Meter