segunda-feira, abril 18, 2005

VIRIATIS - vol. I, nº II, ano de 1957 (9/12)

DR. ABEL DE LACERDA

A morte inesperada do Dr. Abel de Lacerda, ocorrida a 7 de Julho, deixou uma lacuna, nas actividades ligadas à valorização do nosso Património Artístico, que dificilmente será suprida.

Apesar de ter sido orientada a sua formação universitária no domínio das Ciências Econ6micas, desenvolvia há oito anos grande actividade no campo da Arte, impondo os seus pontos de vista, com o que muitos julgavam audácia, quando só era a acrisolada fé dos grandes realizadores.

A organização em 1951 da inolvidável Exposição de Arte Sacra do Concelho de Tondela, mostrou a sua capacidade, como realizador e como museólogo.

Dando seguimento aos seus anseios da maior valorização artística do Património Nacional e desempenhando as funções de Presidente da Comissão de Turismo do Caramulo, promove a criação do Museu do Caramulo, seguindo, propagueando conceitos, seguindo uma rota pouco trilhada, julgada por muitos sem probabilidade de sucesso.

Desenvolvendo grande actividade, sem curar de sacrifícios e canseiras, sabia conquistar amizades, como tornar simpática a sua ideia de inctementar as dádivas ao seu Museu dos Particulares.

O importante patrim6nio que conseguiu juntar no Museu do Caramulo, deve-se quase exclusivamente à sua grande actividade pessoal.

O seu entusiasmo, para não dizer do interesse e carinho com que sempre acompanhava as iniciativas do Museu de Viseu, muito faz sentir a sua falta de presença.

BIBLIOGRAFIA

Fundador do semanário "Ecos da Serra"
Uma Legislatura - 1949 / 53 -
Exposição de Arte Sacra. Subsídios para o inventário artistico do concelho de Tondela. 1951
Museu do Caramulo - Relação de obras de arte oferecidas em 1953, 1954.
Site Meter