sábado, junho 24, 2006

Imagens de Viseu (11/20)

por F. de Almeida Moreira, 1937

X - A CASA DO VISO




A QUINTA DO VISO fica, justamente, a 2 quilómetros da cidade, na estrada de Mangualde.

A sua situação é magnífica.

Da casa, que é um exemplar singelo, mas elegante, já naturalmente modificado, dos palacetes mais modestos do séc. XVIII, com seu alpendre e sua escada exterior dupla, com balaústres de granito, descobre-se um extenso e belo panorama que tem por fundo a majestosa Serra da Estrela.

Esta casa foi mandada edificar, nos meados do séc. XVIII, por Manuel Cardoso Lourenço de Figueiredo de Lacerda Moreira, que foi capitão-mór da cidade de Viseu, era fidalgo da casa real, e foi, também, cavaleiro professo da ordem de Cristo.

Junto duma fonte que está no jardim existe uma pedra d' armas, que provàvelmente foi tirada da casa, quando algum dos seus novos proprietários ali fez obras, modificando-lhe o telhado e o alpendre da entrada. No 1º quartel tem as armas dos Moreiras, no 2º as dos Lacerdas, no 3º as dos Cardosos, e no 4º as dos Figueiredos. Em face dêste documento e da época da edificação da primitiva casa, não haverá dúvidas sôbre a origem. indicada.

Pertenceu depois à família Lobão Ferreira, sendo hoje propriedade do sr. Mário de Carvalho, que com critério artístico e acentuado bom gosto a transformou, reintegrando-a no seu caracter primitivo.
Site Meter