sábado, junho 17, 2006

Imagens de Viseu (6/20)

por F. de Almeida Moreira, 1937

V - PORTAL DO ANTIGO SEMINÁRIO DE VISEU




É duma grande elegância, nas suas linhas sóbrias de estilo Renascença, o portal do antigo Seminário de Viseu, mais tarde Paço dos Bispos, (Paço dos Três Escalões) e vulgarmente conhecido pelo nome de Colégio, no Adro da Sé.

Superiormente ao entablamento, que liga as duas elegantíssimas colunas laterais, está uma inscrição em latim que diz:

ANTONI: TIBI NONIUS PARAVIT DIGNUS
PONTIFICIUM LABOR DUORUM

O que quere dizer: « António: Nuno te preparou esta obra, digna de dois bispos ».

Nesta sintética frase está a referência aos dois bispos - dos mais ilustres - a quem se deve a construção do edifício: D. Nuno de Noronha, seu fundador, e D. Frei António de Sousa, seu continuador.

Os seus brasões ladeiam a inscrição que é encimada por um nicho, com uma graciosa imagem de Nossa Senhora da Esperança, de pedra de Ançã.

A construção data do último quartel do séc. XVI, existindo na parede posterior, quási junto do cunhal, por baixo do peitoril da 2ª janela, uma outra inscrição que marca o dia exacto do início das obras:

D. NUNO DE NORONHA
BPO DE VISEU - FEZ ESTE SE-
MINARIO E COMEÇOU - A OBRA DIA DO
SPIRITO ST.o .M. D.X.C.III, SENDO
REITOR JOAM SIRGADO

Viseu deve grande reconhecimento à memória dêstes dois bispos ilustres, por esta construção, pois não é fácil calcular as dificuldades que acarretaria para a vida económica da cidade, a falta dêste edifício (1). Bastará lembrar que não há ainda muitos anos ali se achavam instalados: o Tribunal, o Liceu, a Direcção das Obras Públicas, o Govêrno Civil, a Biblioteca, a Junta Geral, a Agência do Banco de Portugal e a Direcção de Finanças ! Não falando na esquadra de polícia, na estação dos bombeiros e na imprensa do Govêrno Civil existentes no primeiro pavimento.

Actualmente está ocupado, no segundo pavimento, pela Biblioteca e Govêrno Civil, e no terceiro, pelas novas instalações do Museu.

Mas êste edifício está naturalmente indicado que seja apenas ocupado, todo êle, pela Biblioteca e pelo Museu.


(1) Por proposta nossa foi classificado Monumento Nacional por decreto de 31 de Julho de 1924.
Site Meter