domingo, novembro 09, 2008

Estatutos do "Banco agricola e industrial viziense"

No "JORNAL DE JURISPRUDENCIA", 3º anno, 4 de Abril de 1868, nº 49, estão publicados os estatutos do "Banco agricola e industrial viziense" fundado pela "misericordia de Vizeu" nos "termos da carta de lei de 22 de Junho de 1867".

As páginas do "Jornal de Jurisprudencia" a seguir reproduzidas são do volume que é pertença da Harvard Law School Library.








Notas

1. Dos "Fundos com interesse para a História Empresarial existentes na Torre do
Tombo - Arquivos de empresas"

Crédito Predial Português
Datas de produção: 1784-1999
Dimensão: 1746 U.I.
Instrumento de descrição: L 655
Descrição sumária: Neste fundo encontram-se principalmente relatórios e contas, livros de ontabilidade, escrituras, hipotecas, extinção de foros, execuções, cartas de emissão e consolidação de domínio, cartas de pena e irrevogável venda, diversos autos, procurações, certidões de inventário de vínculos unidos, sentenças cíveis de adjudicação de gleba, processos de averbamento de obrigações, empréstimos hipotecários de empresas.
Existe também documentação do Banco Agrícola e Industrial Viseense, tratando-se de documentação referente a depósitos à ordem, a propostas de empréstimos sobre letras e a letras descontadas. Do Banco Totta & Açores e seus antecessores, Banco José Henriques Totta, Banco Aliança, Banco Totta-Aliança, Banco Lisboa & Açores e Banco Totta-Standard de Moçambique existem relatórios e contas, e borradores de diários e de caixa.
Fonte imediata de aquisição ou transferência: Documentação doada pelo Crédito Predial Português à Torre do Tombo em Fevereiro de 2002.
Acessibilidade: Documentação sem restrições de consulta.

2. No site da APCPV - Associação Portuguesa de Coleccionadores de Papeis de Valor

Banco Agrícola e Industrial Viseense
Estabelecido em 1868, incorporado a 1 de Janeiro de 1977 na Companhia Geral de Crédito Predial Português

Companhia Geral de Crédito Predial Português
Lisboa, banco hipotecário, estabelecido a 25 Out. 1864, faliu em 1910, mudou designação para Crédito Predial Português S.A., mudou designação a 20 Dez. 2004 para
Banco Santander Totta por fusão com os Bancos Totta & Açores e Santander, incorporou a 1 de Janeiro de 1977 o Banco Agrícola e Industrial Viseense
Site Meter